sexta-feira, setembro 16, 2011

Sapato para Pular


Olá meninas! Hoje venho falar pra vocês sobre um estilo de sapato que remete ao anos 70, solado em corda com detalhes em fibras e elementos naturais resgata o estilo artesanal e romântico dos anos 70. As espadrilhas, conhecidas também como espadrilles ou alpargatas, são sandálias com o salto do tipo anabela ou rasteiro, que geralmente possui o cabedal feito de lona, com cadarços ou tiras amarradas no tornozelo e o salto todo revestido em materiais rústicos, como ráfia, palha, juta ou até mesmo as cordas trançadas de palha.
Eles estão com tudo em todas as vitrines dos shoppings e é a forte tendência primavera/verão 2012.Saltos altos e baixos, o importante é que seja de corda. Então vamos pular... rsrs.

Vejam abaixo se não é para apaixonar-se por essa coleção da Santa Lolla:



A Santa Lolla também tem esses modelinhos abaixo que achei lindos:



Esse modelo dourado é super fashion e fica lindo pra usar a noite numa balada.



Eu ameiiiii esse modelo abaixo, é a minha caaarrraaaaa:

Vejam a lindíssima Megan Fox usando um modelo parecido.


Mas, como a moda é para todas, vejam os modelos baixinhos como são confortáveis e charmosas.




Curiosidades:
Os sapatos espadrilles ficaram ainda mais populares na Espanha (aí já como conhecemos hoje, com o território atual) da primeira metade do século XX. Os operários rurais usavam-nas para trabalhos agrários. No fim da década de 1950, no entanto, a área rural espahola passou por uma onda de industrialização e os trabalhadores que usavam as espadrilles passaram a ter empregos em fábricas – e portanto não precisavam mais das sandálias confortáveis e rústicas, ideiais para ficar sob o sol. Muitas das confecções (que ficavam em grande parte, nas regiões da Catalunia e Basca), acabaram fechando.
Mas uma delas não. A fábrica da família Castañer continuou funcionando – e funciona até hoje. Com isso, foi uma das responsáveis pelo “status” que a espadrille tem hoje. É que foi assim: a família tinha a fábrica desde a década de 1920. Nos anos 60, quando se deu a grande “crise” dessas alpargatas, eles não quiseram fechar, nem mudar de negócio. Em vez disso, esforçaram-se pela sobrevivência, glamourizaram o sapato e passaram a vendê-lo para a classe média catalã. O negócio deu certo, e a família começou a levar as “novas” espadrilles para feiras de moda na França.

Numa dessas feiras, na década de 1970, conheceram Yves Saint-Laurent, que encomendou um modelo. Nos anos 80, foi a vez de Jean Paul Gaultier. Hoje, eles têm 17 lojas próprias pelo mundo, além de fornecerem para marcas poderosas como Lanvin, Hermès e até Louboutin.


JFK usou um par de espadrilles/alpargatas em 1948 e a atriz Grace Kelly usou um par com cara de alpargatas no filme Ladrão de Casaca, de 1955.


Um generoso e feliz fim de semana!
Bjks meninas!



Mitchel

Consultora de Estilo e Imagem.
mitchel.pimentel.style@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário